Uebt_Label_white ENG.png

UEBT

Abastecimento com Respeito

 
attila-lisinszky-jcj9Z7Qn9wA-unsplash.jpg
 

Quem somos

UEBT é uma associação sem fins lucrativos que promove abastecimento com respeito. Estabelecemos boas práticas de como as empresas deveriam proceder a colheita, coleta ou cultivar ingredientes da biodiversidade de forma respeitosa com o meio ambiente local e com as pessoas que entendem esse meio ambiente como lar.

 
 
jonatan-lewczuk-rx9CZO5-WlA-unsplash.jpg

Nossa visão

Um mundo onde todas as pessoas e a biodiversidade prosperem.

cristian-asame-DaASCijnBGI-unsplash.jpg

Nossa missão

Nós trabalhamos para restaurar a natureza e assegurar um futuro melhor para as pessoas através do abastecimento ético de ingredientes da biodiversidade.

 
 

O que fazemos

A UEBT define práticas que respeitam as pessoas e a biodiversidade e, a seguir, fornece uma verificação independente de que as empresas estão tomando essas medidas.

Quando você vê o rótulo ‘UEBT Certified’, isso significa que uma inspeção foi realizada por uma equipe independente que verificou se um conjunto de práticas foi seguido pela empresa. Essas práticas cobrem os seguintes problemas:

conscious-design-7Ob9JuPRMhY-unsplash.jpg

Biodiversidade

é a variedade de vida na Terra – a diversidade de ecossistemas, espécies e genes dentre as espécies. Qualquer organismo vivo é considerado um componente da biodiversidade, sejam plantas, animais, microrganismos ou fungos.

 

O que nosso selo significa

Você pode apoiar as pessoas e a biodiversidade escolhendo marcas que utilizam ingredientes obtidos com respeito à natureza.

Quando você vê o selo ‘UEBT Certified’, isso significa que um ingrediente foi colhido ou cultivado de forma que respeita às pessoas e à biodiversidade.

UEBT norma define práticas para o abastecimento de ingredientes da biodiversidade com respeito às pessoas e à biodiversidade. Las práticas cobren os seguintes temas:

  • Conservação da biodiversidade

  • Uso sustentável da biodiversidade

  • Repartição justa e equitativa dos benefícios derivados do uso da biodiversidade

  • Sustentabilidade socioeconômica (gestão produtiva, financeira e de mercado)

  • Conformidade com a legislação nacional e internacional 

  • Respeito pelo direito dos atores envolvidos nas atividades de BioComércio

  • Clareza sobre a posse de terra, direitos de uso e acesso a recursos naturais

Principles PT.jpg
 
RA.jpg
 

Empresas com as quais trabalhamos

UEBT Membros com certificação de sistema de fornecimento ético

Natura Ekos é uma das únicas marcas do mundo a conquistar a certificação UEBT, um selo que valoriza a ética nas relações com a natureza e com as pessoas.

 
 

Nossos parceiros

 
 

Nosso Norma

A norma de BioComércio Ético (norma de UEBT) promove o abastecimento com respeito às pessoas e à biodiversidade. Ela define práticas para o abastecimento de ingredientes da biodiversidade que visam a restauração de ecossistemas locais e a garantia de um futuro melhor para os produtores – os agricultores ou extrativistas envolvidos nas atividades de cultivo e extrativismo.

A norma UEBT está alinhada com instrumentos internacionais, como a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODs ) da Organização das Nações Unidas (UN)

flower-22656_1920.jpg

Convenção sobre Diversidade Biológica

CBD é o primeiro tratado mundial sobre a utilização sustentável, conservação e repartição equitativa dos benefícios derivados da biodiversidade, que foi assinado por 156 países durante a ECO92 no Rio de Janeiro.

 
Screen Shot 2020-12-10 at 16.23.49.png

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

2015 ficará na história como o ano da definição da Agenda 2030, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e os povos e “uma lista de ações a serem feitas em nome dos povos e do planeta”. Aprenda mais aqui.

 
 

Aprenda com os especialistas

Uma pergunta para Ronaldo Freitas representante da UEBT na América Latina

Screen Shot 2020-12-14 at 12.32.04.png

Q:  UEBT promove ‘uso sustentável’ da biodiversidade.  O que significa 'uso sustentável'?

R:   “O uso sustentável da biodiversidade pressupõe manejar os recursos naturais de forma a garantir sua manutenção e, em alguns casos, a ampliação das espécies nos ecossistemas em que se encontram.

A preocupação com a biodiversidade não deve estar restrita somente às espécies que estamos utilizando, mas sim com todos os demais elementos que compõem o ambiente, sejam eles da flora ou da fauna.

Atuar para preservar o conhecimento tradicional das comunidades locais é outro elemento fundamental para organizações que buscam utilizar a biodiversidade de forma responsável.”

Ronaldo Santos de Freitas é representante da UEBT na América Latina. Formado em engenharia agronômica, é especialista em cooperativismo e análise ambiental.

 
 

Contato

 

Nosso escritório

Porto Alegre, Brasil